6 Cuidados a ter na hora de pintar


A preparação da superfície, a qualidade dos materiais, a limpeza do ambiente e diversos outros cuidados na hora de pintar que garantem um resultado perfeito!
Como evitar o surgimento de bolhas e o descolamento de tintas? O primeiro passo e correta preparação da superfície antes da pintura, entre outros. Por exemplo, para não aparecerem manchas na parede, deve-se passar a tinta numa única direção, começando sempre do topo da parede para o chão.

 

 

1. Limpeza do ambiente

Pintar em cima de pó irá deixar a parede com manchas e sem aderência. Acontece o mesmo com o mofo, ferrugem e até produtos químicos, como sabão.
Por isso, qualquer pintor profissional precisa de limpar a superfície antes de iniciar o trabalho.
O pó deve ser removido com um pano húmido. Manchas de gordura com água e detergente. Mofo com uma solução a 5% com lixívia em água e depois limpar várias vezes com água até remover todo o hipoclorito. Já a ferrugem deve ser totalmente removida com uma lixa e inciar a aplicação de primário e tinta de acabamento ou aplicar um primário conversor de ferrugem e finalizar com a tinta de acabamento.
Por último, é necessário secar a superfície para só então iniciar a pintura.

2. Lixar é fundamental

Lixar uma parede antes da pintura é o que irá garantir a aderência da tinta e evitar que ela descasque com o tempo.
Este processo também é importante para retirar bolhas e tintas antigas soltas.
Se necessário, enquanto lixa, use também espátulas para soltar partes de tintas envelhecidas e com má aderência. Uma lixadeira elétrica também pode facilitar o trabalho.
No caso de rachas e buracos na parede cubra-os com massa, gesso ou argamassa, deixar secar e lixe novamente para eliminar os excessos. Só depois disso é que deve aplicar o primário e tinta.

3. Cuidado com superfícies porosas

As superfícies porosas sugam a tinta e obrigam ao gasto de mais material. Por isso devem ser regularizadas e aplicado um primário indicado e só depois tinta pretendida.

4. Pintura e humidade não combinam

Se a parede estiver húmida não deve dar início ao trabalho. Espere que ela esteja totalmente seca para que não fique manchada.
Se houver uma infiltração, é necessário que esta seja reparada antes da pintura, caso contrário, em poucos meses, bolhas e manchas irão aparecer de novo.
Se a parede acabou de ser construída é necessário esperar um mês para que tudo seque devidamente, e só então iniciar a pintura.

5. Prepare os materiais antes de começar a pintar

Deixe tudo a mão antes de começar a pintar. Isso irá garantir uma execução mais rápida e, claro, resultados mais uniformes.
Limpe todos os seus equipamentos antes de iniciar a pintura, como pincéis e rolos. Certifique-se de que não existe resto de outras tintas neles.
Proteja também o chão e os móveis com fitas próprias. Não se esqueça das portas, maçanetas, espelhos e interruptores.

6. Ter paciência

Normalmente a pintura não fica totalmente uniforme logo na primeira demão. Se estiver a pintar com o rolo, será necessário passar várias vezes.
Porém, é necessário ter paciência, já que deve aguardar que a parede fique novamente seca antes de aplicar a segunda camada de tinta – e isso pode demorar cerca de quatro horas. Se necessário, aplique a terceira demão.